Ensino Fundamental I (1° ao 5° Ano)

O Fundamental I é a segunda etapa da educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral do educando, dando continuidade ao processo iniciado na Educação Infantil, ampliando e intensificando gradativamente o processo educativo.

O Ensino Fundamental I objetiva levar o educando a desenvolver sua capacidade de aprender, tendo como instrumentos essenciais a leitura, a escrita, o cálculo e a resolução de problemas e, como finalidades, a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores compreendendo o ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade e fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e respeito recíproco que devem pautar a vida social.

A Proposta Pedagógica do Colégio Duque de Caxias está pautada na LDB (Lei de Diretrizes e Base) e nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Nesse contexto, a escola entende o seu dever não apenas de “cuidar”, mas o de educar; entende também que a família tem papel fundamental nesse processo; e que a criança deve ser reconhecida como um ser de direitos, com capacidade de participação e principalmente respeitada com suas características individuais.

Dessa forma, o Colégio CDC é constituído de um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo com uma equipe pedagógica preparada para acompanhar a criança nesse processo intenso de descoberta e de grande crescimento, propiciando uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro da criança.

A metodologia da nossa escola está baseada na BNCC(Base Nacional Comum Curricular), e tem como objetivo levar a criança a explorar as habilidades e competências dessa fase educacional e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor.

Nesse contexto, a elaboração da Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I se faz necessária e indispensável, por considerarmos ser a proposta essencial para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sólido.

Optamos por esta proposta de trabalho para o Ensino Fundamental I, por acreditarmos no seu verdadeiro comprometimento com a formação do ser humano como cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade.

Nesta abordagem as crianças são trabalhadas como indivíduos que pertencem a grupos sociais, portanto, cooperativas, críticas, criativas, autônomas e responsáveis.

A identificação e apropriação do conhecimento com o objeto de estudo é essencial para o crescimento intelectual do aluno. O ambiente (sala de aula) deverá proporcionar uma identificação com esse objeto de estudo bem como todos aqueles que estão envolvidos.

Nesse sentido, nossa proposta pedagógica defende um ensino de qualidade, onde as diferenças existentes entre as crianças são reconhecidas e valorizadas, sem discriminação de raça, sexo, classe social, religião, e que assim todas as crianças sejam trabalhadas e respeitadas, levando em conta seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos e habilidades.

O Compromisso com o Aprender

Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do papel do Colégio CDC na sociedade. Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade. Mas, vamos um pouco além.

Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender. Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola. Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos.

O Aprendizado da Autonomia

Sem autonomia não se inova. Sem autonomia a cidadania não se plenifica. A autonomia aprende-se no convívio, desenvolve-se e conquista-se em ambiente de cooperação e interdependência, com respeito ao pluralismo de ideias e de modos de ser.

Partimos do pressuposto de que todo grupo se organiza em torno do respeito aos valores que beneficiem o maior número de pessoas na sociedade. Sugestões que não firam os princípios básicos da escola são sujeitas a discussão em reuniões e muito bem aceitas. Assim, colocamos em prática uma das principais razões de ser do processo educativo: a formação de cidadãos moral e intelectualmente autônomos.

De maneira democrática, ao lado dos pais, assumimos a tarefa de formar indivíduos capazes de questionar o mundo de forma responsável e competente.

A importância do Afeto e da Emoção

Compreendemos a atividade educativa como um conjunto de conhecimentos aplicados por pessoas com a finalidade de favorecer o desenvolvimento de outras pessoas. E pessoas são construídas de um conjunto de características – nem só cabeças pensantes, nem só corpos atuantes: afetos e emoções permeiam todas as atitudes e relacionamentos.

Um ambiente de trabalho alegre, cooperativo e amistoso, em que haja lugar para o afeto e a emoção e se possam expressar sentimentos, fortalece vínculos positivos entre aluno e aluno, entre professor e aluno, e entre o aluno e as tarefas escolares.

Quem se sente respeitado em todos os aspectos da personalidade aceita mais facilmente o outro com suas características, suas funções e seus papéis. O grupo se articula e o trabalho flui.

Currículo

Nosso currículo está pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dividindo-se em dois campos de trabalho:

– Formação Social e Pessoal – refere-se às experiências que favorecem a construção do sujeito, na construção da identidade e da autonomia.
– Conhecimento de Mundo – refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimentos.

Abordamos o conhecimento de mundo através das seguintes áreas de conhecimento:

1) Linguagens (Língua Portuguesa)

O aluno do Colégio CDC vai aprender a ler e a escrever? Irá além disso, porque não aprenderá mecanicamente, mas de uma forma variada e lúdica. Aprenderá a ler com compreensão os diversos tipos de textos, inclusive os bons textos literários. A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação.

Nossos alunos sabem, desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar ideias e emoções e interagir com os demais. Assim, iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente.

2) Ciências da Natureza (Ciências)

O estudo das Ciências Naturais não se fundamenta apenas em sua teoria, mas bem como no estudo de experiências para que estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa.

3) Ciências Humanas (História e Geografia)

Essa área do conhecimento abre um espaço desafiador para que os alunos observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações sociais e filosóficas, possibilitando assim, que os alunos tenham uma visão de mundo mais crítica e sóciointerativa respeitando a opinião de cada ser individual.

4) Matemática

A ideia de que a Matemática é um difícil segredo, reduzindo a contas e fórmulas, provoca o distanciamento de muitos alunos dessa ciência fundamental. No CDC, as atividades encorajam a exploração de uma variedade de ideias matemáticas relativa a números, medidas, e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, com jogos que envolvem a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico.

5) Educação Física

Existe ainda uma tendência a pensar corpo e mente como realidades completamente distintas. Mas, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da inteligência.

A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas.

As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.

6) Arte

Ver crianças pintando, interpretando ou cantando são cenas comuns no Ensino Fundamental I. Mas, é muito importante que os pais saibam que esse trabalho pode ser desenvolvido em diferentes graus de qualidade.

A experiência coma as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão.

Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.

Equipe CDC