Quem somos

O Colégio Duque de Caxias surgiu em 1990, como projeto do casal Profª Cleuza Miranda Pattuzzo e o Srº Augusto Pattuzzo.

Com foco no seu principal objetivo, preparar crianças e jovens para a vida e seguindo responsavelmente seus princípios, o Colégio Duque de Caxias cresceu gradativamente implantando uma série a cada ano, capacitando-se de recursos humanos, ampliando a estrutura física e principalmente a estrutura pedagógica resultando na plena realização dos objetivos pedagógicos.

Assim, o Duque de Caxias desenvolveu um projeto pedagógico que estabelece como eixo central a formação humana de seus valores, bem como, a educação para a cidadania, dando assim sua parcela de contribuição na formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos capazes de agir no seu meio e transformá-lo.

O Colégio Duque de Caxias oferece do Maternal ao Ensino Técnico Profissionalizante e ainda o ensino Integral. Para isso, busca a cada dia recursos humanos qualificados e tecnologias atuais para garantir o sucesso no ensino aprendizagem. A expansão da infraestrutura escolar é uma constante no Duque de Caxias, pois visamos sempre o conforto e bem estar de nossos alunos e de toda a equipe educacional.

Hoje sob uma nova perspectiva, a família CDC vai continuar trabalhando e se capacitando para tornar a escola o melhor lugar para seu filho(a) traçar seu caminho rumo ao mercado de trabalho.

Proposta de ensino

Nós do Duque de Caxias caminhamos na esperança de construir uma sociedade justa, consciente e responsável, tendo como base os seguintes princípios:

– Formação integral do aluno, desenvolvendo suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras.

– Formação do aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade.

– Formação do aluno, dos seus direitos e deveres enquanto cidadão.

– Preparação do aluno para que se torne um indivíduo sujeito de sua própria história, vivenciando a comunhão e a participação.

– Capacidade do aluno para o acompanhamento do progresso, respeitando as raízes e sabendo reconhecer os sinais do tempo.

– Promoção do processo ensino/aprendizagem em que o professor seja um elemento catalizador do processo do qual o aluno é o centro.

– Promoção de maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajudas conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver, de forma plena e integral, as potencialidades do homem.